quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Sebastiam Gomes da Silva Belfort

BRIGADEIRO E COMENDADOR
Filho de Filipe Marques da Silva e de Dona Ignácia Maria Freire Belfort
Neto de Antonio Gomes de Sousa e de Dona Mariana das Neves
Meus 7º Avós
Dados Biográficos

Nascido em 3 de Agosto de 1781. Batizado na Freguesia de Nossa Senhora da Ribeira do Itapicurú, na Fazenda de seu pai, em 3 de Agosto de 1781. Falecido em 31 de Julho de 1825, (...) Vítima do naufrágio do navio “Providência”, em Coroa Grande, procedente do Rio de Janeiro
História da Independência da Província do Maranhão - 1811-28
Dr. Luiz Antonio Vieira da Silva
P.340 e 341
Árvore de Costados
Filho de Filipe Marques da Silva e de Dona Ignácia Maria Freire Belfort. Neto paterno do Sargento Mor Antonio Gomes de Sousa e de Dona Mariana das Neves. Neto materno de Cirurgião Mor Joaquim da Serra Freire e de Dona Maria Magdalena Belfort. Bisneto paterno de Antonio de Sousa e de Dona Joana Gomes. Bisneto paterno do Capitão Phillipe Marques da Silva e de Dona Rosa Maria do Espírito Santo. Bisneto materno de Lourenço Belfort e sua 1ª mulher Dona Isabel de Andrade. Terceiro neto paterno de João Francisco da Silva e de Dona Mariana das Neves. Terceiro neto paterno de Antonio da Silva Carvalho e de Dona Ignácia da Silva Mello.
Foro de Fidalgo
Escudeiro Fidalgo e Cavaleiro da Casa Real por decreto de 20 de Outubro de 1801.
Fidalgo Cavaleiro da Casa Real, alvará de 23 de Agosto de 1816.
Carta de Brasão de Armas
Com data de 6 de Abril de 1804, registrado no Cartório de Nobreza (Livro VII, fls. 75).
Distinções
Comendador da Imperial Ordem de Cristo por decreto de 6 de Março de 1818 (Registro Geral das Mercês, col. 137, Livro 44, fls.14 e 44 - Arquivo Nacional, Rio)
Herdeiro dos Títulos de Conde e de Príncipe
É uma discussão que ainda não terminou... Para uns, ele herdou o título de Príncipe, para outros, de forma alguma:

Sobre o Brigadeiro Sebastião Gomes da Silva Belfort, encontramos as seguintes considerações, feitas em um daqueles manuscritos, acima citados, que foram registrados no Consulado brasileiro de Paris, França:

D. João VI, Príncipe Regente de Portugal, tomando em consideração os relevantes serviços do General Sebastião Gomes da Silva Belford, chefe de nome e armas da Casa de Belford, concedeu lhe por carta patente de 15 de Abril de 1804 o direito de usar nos seus brasões as próprias quinas Reaes, de uso do Próprio Rei de Portugal, de que elle Belford descendia, e nessa carta patente de brazão d’armas o Príncipe Regente autorisava o a usal as, dizendo:

>.

Passou, portanto, o General Silva Belford a ficar desde então investido de toda a nobreza, portando de todos os títulos e direitos nobiliários dos seus antepassados, por não existir mais, nessa época, vestígios do regime féodal, quanto as conseqüências resultantes das confiscações na Irlanda. Desses títulos acha se excluído o de Lord por ser um título puramente inglês e que dá direitos junto ao parlamento britânico, precisando portanto da secção do governo da Grã Bretanha, uma vez o seu possuidor e portador não é de nacionalidade inglesa. Os títulos de conde e príncipe passaram por simples herança e de direito aos descendentes, filho e neto, do General Silva Belford, e o facto do ultimo delles Sebastião Gomes da Silva Belford, do mesmo nome do avô, ter sido por motivo da sua fidalguia e nobreza encartado moço fidalgo da Casa Real de Portugal e da Casa Imperial do Brazil, mostra que o governo Imperial do Brazil reconhecem a sucessão de tais direitos nobiliários.

Dicionário das Famílias Brasileiras
Barata e Cunha Bueno
Príncipe Belfort
Título de coleção que doou em 1916 à Biblioteca Nacional:
“Sebastião Gomes da Silva Belford, fidalgo cavaleiro da Casa Real Portuguesa, nasceu no século XVIII. Seguiu a carreira militar e faleceu em São Luís (MA), com o posto de coronel. É autor de: "Roteiro e mapa da viagem de São Luís do Maranhão à corte do Rio de Janeiro, em 1810". A documentação foi doada em 1916 pelo príncipe de Belford. Este fundo/coleção recebeu anteriormente o código 44 CP 15.” Conteúdo: “Publicação, impresso, resumos, extratos de documentos e certidões referentes à genealogia e ao reconhecimento da qualidade de príncipe para Sebastião Gomes da Silva Belford (alguns documentos em francês), carta do príncipe de Belford solicitando ao Arquivo Nacional o arquivamento de documentos referentes à sua família.”

Arquivo Nacional
Fundo/Coleção: Família Belford - Código: PO
Natureza Jurídica: Privada
Datas-Limite: de 1910 até 1916
Formação Intelectual
Bacharel em Direito pela Universidade de Coimbra em 15 de Outubro de 1801.
Túmulos Armoriados Luso-Brasileiros
Registro de brasileiros com sepulturas armoriadas em Lisboa, tomando como base o trabalho de Ruy Dique Travassos Valdez, "Subsídios para a Heráldica Tumular Moderna Olisiponense", impresso no Porto, entre 1948/9, o primeiro volume, e entre 1950-1970, o segundo volume (Pesquisa de Carlos Eduardo de Almeida Barata - Transcrição de Regina Cascão - GenealBr - 02.07.2004)
Vida Militar
Promovido ao posto de Coronel de Milícia do Itapicuru por decreto de 21 de Julho de 1810.

Coronel efetivo do Regimento de Milícias da Ribeira do Itapirucú, no Maranhão, reformado no Posto de Brigadeiro por Mercê de 31 de janeiro de 1818 e Carta-Patente de 19 de fevereiro de 1818.
Fato Histórico
Teve participação ativa na Guerra dos Três Bes:
7 de Janeiro de 1806 – D. Francisco de Melo Manuel da Câmara, por apelido “O Cabrinha”. (note-se quão antigo é o preconceito na sociedade maranhense, o termo “cabra” significando mestiço, mulato, a que o diminutivo não ameniza, antes reforça) foi mais um governante atrabiliário, despótico e desonesto, associado ao comércio de carne através do arrendatário José da Costa Oliveira, nada mais fazendo que “dar ouvidos a intrigas e maledicências que ele próprio alimentava”, de comum acordo com a Câmara, conforme provado pela devassa feita, que “excluiu da governança da capitania por inábeis para mais servirem de vereadores ou alguns cargos dela”, Sebastião Gomes da Silva Belfort, José Pereira da Silva, Joaquim Antônio de Lemos Velho e Eugênio Frazão Castelin.

15 de Fevereiro 1822 – Eleita a Junta Provisória integrada por: Brigadeiro Sebastião Gomes da Silva Belfort, Chefe-de-Esquadra; Felipe de Barros e Vasconcelos, Desembargador; João Francisco Leal, Coronel-de-Milícias; Antônio Rodrigues dos Santos, Tenente-de-Milícias; Caetano José de Souza; e o Tesoureiro da Fazenda aposentado, Tomaz Tavares da Silva.

5 de Junho 1824 – Livres da prisão, são os membros da Junta reintegrados nos seus cargos e agora os deportados são o Tenente-Coronel José Felix Pereira de Burgos; o Major Antônio Raimundo Pereira de Burgos, seu irmão; e o Cônego Arcipreste Luís Maria da Luz e Sá; presos José de Araújo Cantanhede, Presidente da Câmara; e expulsos da cidade o Coronel Antônio Nunes de Sales Belfort, Presidente do Conselho da Província; o Brigadeiro Sebastião Gomes da Silva Belfort e Lourenço da Silva Belfort; além de Honório e José Joaquim Burgos. “Deposto e deportado Burgos, e porque também à terra não mais houvesse regressado o Capitão-mor Sá Moscoso, ficou Bruce praticamente dono da situação, já que igualmente derribados de suas posições, a um só golpe os Belfort. Não obstante apenas aguardasse sua patente para tomar posse do cargo de Presidente da Província, para que o nomeara o Imperador, teria ele de enfrentar oposição cada vez mais forte, acusado agora de ter idéias liberais e manter entendimentos com os revolucionários da Confederação do Equador”, diz Mário M. Meireles. “Ninguém brigava pela república e sim pela ambição de governar”, sentenciava com razão Cochrane, forçoso é admitir.
História do Maranhão na Internet
Autor
“Roteiro e Mapa da Viagem de São Luís do Maranhão à Corte do Rio de Janeiro”, 1810.
Anais da Biblioteca Nacional
70 – 1950 - Página 103
Catálogo de Manuscritos sobre o Maranhão
Casamento
Casado, em 10 de Fevereiro de 1806, em São Luís do Maranhão com sua prima Dona Anna Rita Henriques, filha do Sargento Mor Joaquim José Henriques e de Dona Izabel Maria Freire.
Com Geração.
Sebastian Gomes da Silva Belfort casou-se, em 2ª Núpcias, no Rio de Janeiro, com Dona Ana Maria Joaquina da Silva.
Com Geração.
Fontes
Casa dos Belfort
John Wilson da Costa
Árvore dos Gomes de Sousa
Helen Shalders
Pesquisa
Anamaria Nunes

Nenhum comentário: